SEO no WordPress - como melhorar o seo do seu blog



Bom dia a todos e bem vindos à coluna de WordPress.org do CatGeek. No artigo de hoje, vamos falar sobre um assunto muito discutido, mas também muito importante para qualquer desenvlovedor web ou blogueiro: SEO.

Como nosso foco é WordPress, focaremos nas soluções que esta plataforma oferece, mas as dicas e conceitos de SEO são validos para qualquer pessoa que pense em melhorar a posição de seu site ou blog nos motores de busca, trazendo assim mais visitantes para o seu projeto.

O que é SEO

SEO, sigla para Search Engine Optmization ( em português Otimização para Busca ou Otimização de Sites) é a otimização de uma página ou site para melhorar sua compreensão pelos motores de busca. Quando um site investe em ações de SEO, melhora sua posição nos motores de busca (Google, Yahoo e cia).

Definindo o foco do seu blog

A primeira, talvez mais importante e mais ignorada ação de SEO que um site deve ter chama-se foco. Falar sobre algo que você domina e entende. Se você é uma pessoa disciplinada e quer falar sobre vários assuntos, tenha vários blogs e se organize. Um blog não pode atender todas as necessidades de todos os clientes de vários segmentos. É necessário escolher um segmento que você pode atender com eficácia (Philip Kotler - um dos maiores nomes em marketing no mundo).

Agora que você sabe sobre o que falar (ou pensou e decidiu mudar o foco do seu blog), vamos às dicas de SEO. Primeira: estudo seu público alvo. O público alvo de seu blog é composto pelas pessoas que têm interesse no assunto que você escreve ou pretende escrever. Você deve conhecer como elas procuram sobre seu assunto, onde e porque. 

Por exemplo, porque uma pessoa lê sobre artigos e tutoriais que falam de blogs? Porque essa pessoa tem um blog, e quer oferecer a seus leitores um conteúdo de qualidade. Como ela chega até esse um site ou blog que trata desse assunto? Através do Google? Do Twitter? Do Facebook? De outras redes sociais? Ou ela pesquisa em fóruns especializados no assunto? Será que essa pessoa segue algum blog que considera importante nesse ramo, e fica atenta aos parceiros e sites recomendados desse blog? Tudo isso deve ser levado em consideração, quando se estudo o público alvo.

Keywords

Depois de definido o público alvo, escolha as keywords (palavras-chave) que são mais relevantes para o seu segmento. Digite tutoriais para blogs no google. Ele vai pesquisar procurar sites que usam essa keyword de várias maneiras:

  • Páginas que contenham exatamente a expressão “  tutoriais para blogs  ” no seu texto
  • Páginas que contenham as palavras “ tutoriais" "para" "blogs ” separadas, mas proximas dentro do texto
  • Páginas que contenham as palavras  “ tutoriais" "para" "blogs ”  separadas, e que contenham essas palavras no texto, não necessariamente muito proximas.
  • Páginas que contenham palavras parecidas com as procuradas, por exemplo, as palavras 
    “ tutoriais", "para" e "blogs ”  no seu conteúdo.
  • Páginas que contenham links apontando pra elas e que nesses links tenhamos as palavras  “ tutoriais", "para" e "blogs ”
  • Páginas que contenham links apontando pra elas e que nesses links tenhamos as palavras  “ tutoriais", "para" ou "blogs ”
Segundo o Luiz Matos do Mestre Seoalém destes critérios principais, existem também alguns secundarios que são levados em conta, na hora de realizar a indexação de uma página, a partir da ótica das keywords:
  • Se as keywords aparecem em destaque ( negrito ou itálico )
  • Se as palavras chave estão presentes regularmente em todo o conteúdo da pagina ( distribuição uniforme da densidade de keywords )
  • Se há keywords presentes em Heading Text ( <hx> </hx> )
Agora que você definiu o foco do seu blog, o público alvo e escolheu as keywords, procure algumas palavras similares às que você definiu. Você pode usar o Google Adword Keyword Tool pra isso.

Defina algumas Long Tails para seu site. Long Tails são pequenas frases contendo Keywords. Mas porque? Porque você não deve ser o único blogueiro a escrever sobre o assunto escolhido, e nem o único a escolher as keywords escolhidas. Em vez de escrever "tutoriais para blogs", pode escrever "os melhores tutoriais para blogs" ou "tutoriais para blogs para iniciantes". Pense que quanto maior o número de keywords ou Lang Tails bem escolhidas, maiores as chances de indexar melhor seu blog nos motores de busca.

O Marcos Lemos do Ferramentas Blog, em seu artigo 'Aprofundando sobre SEO para melhorar', dá algumas dicas interessantes que vou colocar aqui.


  • As imagens de um blog servem mais do que meramente ilustrar e têm um papel significativo na indexação de suas páginas. Preocupe-se em usar nomes de arquivos adequados e tag (ALT e TITLE) que descrevem o que as imagens contêm. É uma parte trabalhosa, mas que melhora suas chances e mostra qualidade do seu trabalho (Otimização de Imagens).
  • Além de escrever conteúdo original, faça-os interessantes usando títulos chamativos, que contenham as palavras-chave mais importantes para aquele tema. Destaque os subtítulos (H1, H2…), use negrito ao longo do texto para essas mesmas palavras (Otimizar títulos no Blogger / Links permanentes do WordPress).
  • Interligue seus artigos co-relacionados não só para indicar aos seus leitores o que podem ler a mais, bem como para facilitar aos robôs das buscas que achem todas as suas páginas e as considere relevantes como um todo, como partes de um conjunto. A isso chamamos de contextualização.
    Interligando Conteúdos – Links internos dos Artigos
URL Amigável no Wordpress
Voltando agora para o WordPress, existem algumas dicas específicas para os usuários da plataforma. Uma delas, é o uso correto dos permalinks, escolhendo url amigáveis. As url amigáveis são url fáceis de serem decoradas, sem aquelas variáveis que deixam a url confusa. Por exemplo, quando instalamos o wordpress, ele vem configurado com a url assim:

http://meublog.com.br/?p=256

É muito mais eficaz, para os motores de busca, deixar sua url assim:

http://meublog.com.br/nome-do-post/  ou  http://meublog.com.br/categoria/nome-do-post/

Para fazer isso, acesse o painel do wordpress, do lado direito, vá em configurações/links permanentes.  Escolha estrutura personalizada e digite /%postname%/ - para sua url ficar /nome-do-post/ ou /%category%/%postname%/ - para sua url ficar/categoria/nome-do-post. Dessa maneira, o leitor entende sobre o que a página irá aboradar.

Falemos agora sobre os recursos que os desenvolvedores do WordPress nos fornecem: plugins. Existem vários plugins para SEO, e aqui, vou relatar alguns. Aconselho q você que não tem, a montar um blog de teste. Crie um diretório separado em seu serviço de hospedagem, instale o wordpress e teste os recursos que for aprendendo (deste e outros tutoriais). Desta maneira, você saberá quais recursos se encaixam em seu projeto, e quais não usar. Para blogs de teste, aconselho tambem usar serviços gratuitos de hospedagem, como o Freetzi.

Plugins para SEO WordPress





All in One Seo








Wordpress SEO by Yoast




Platinum SEO Pack






SEO Content Control




SEO Friendly Images






SEO Rank Reporter






SEO Ultimate




Algumas dicas finais de SEO


Para terminar, vou deixar aqui, de forma resumida, algumas dicas importantes. Indico a leitura do artigo 10 dicas para otimização do seu blog, da Nathalia Candido do Mestre SEO. Acompanhe também o Ferramentas Blog e o Quero Criar um Blog, que sempre trazem dicas importantes sobre o assunto.
1 - Use o texto inteiro no seu rss feed.
2 - Use um plugin de artigos relacionados no final dos posts. Um muito usado é o Nrelated Related Content, mas você pode optar usar código para fazer isso. Aprenda como neste artigo
3 - Faça um top 10 de posts, onde estão relacionados os 10 posts mais visitados. Este top 10 pode ser feito através de plugin.
4 -  Não esqueça do SEO na title tag.
5 - Estudo sobre o assunto, acompanhando o Mestre SEO. Baixe o ebook 'Melhores dicas de SEO', escrito pelos melhores metabloggers da atualidade.
6 - Lembre-se sempre: não adianta nada usar as melhores ferramentas e técnicas de SEO, se o seu blog não tem conteúdo de qualidade. Estude e torne-se expert no assunto que deseja abordar.
7 - Baixe o plugin Google Analytics for Wordpress, e acompanhe as estatísticas do seu blog.
8 - O plugin W3 Total Cache melhora a experiência do usuário de seu site, melhorando o desempenho do servidor, o cache de todos os aspectos do seu site, reduzindo os tempos de download e proporcionando rede de distribuição transparente de conteúdo (CDN) de integração.
9 - Aprenda a trabalhar cada parte do seu artigo, para destacar o conteúdo do blog. Indico a leitura do artigo: 'As partes mais importantes de um post para o contepudo do seu blog se destacar'.
10 - Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais. Para saber como fazer isso de uma maneira inteligente, leia o artigo 'Quando publicar seu conteúdo nas redes sociais', que escrevi no Quero Criar um Blog.
Espero que esse artigo sirva para que você, blogueiro, comece a pensar no SEO do seu blog, e aplicar as idéias aqui discutidas. Uma abraço e até a próxima.
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+ comentários + 1 comentários

15 de maio de 2012 às 19:07

Palmas!

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